14 de Janeiro de 2008

Hoje tive uma conversa com um amigo meu. Mas uma daquelas conversas de quilómetro e meio, onde expomos todas as nossas opiniões e acabamos por até dizer coisas que nunca tínhamos questionado antes e que até é capaz de ter lógica. Falámos de relações e atitudes (condenáveis, suportáveis e outras) das pessoas e, no fim da longa conversa (note-se que durou desde as sete até quase às onze da noite), passámos para o que motiva as pessoas a agirem como agem.

Eu, pessoalmente, acho que, maior parte das vezes, as pessoas agem como agem porque não sabem estar a sós com elas mesmas. Porque isso implica começar a lidar com coisas pelas quais não estão preparadas. Ou seja, a sua psique e quaisquer aspectos negativos e positivos das suas personalidades. É mais fácil lidar sempre com as personalidades dos outros porque muitas vezes não teremos que aturar certas coisas que, em nós, não poderemos evitar. Talvez muita gente salta de relação em relação, ou têm encontros casuais com resmas de outras pessoas porque não sabem como lidar com elas mesmas. Ou não sabem ou não querem. Talvez por medo de descobrirem que até não são como se pintam. A auto-negação e a auto-ilusão são coisas poderosas para nós mesmos. Muitos criam máscaras tão perfeitas que se enganam a si mesmos a pontos inimagináveis. Outros negam com tal perfeição que acabam por nem darem conta de que o fazem.

A conversa desenvolveu-se para o porque é que algumas pessoas não conseguem arranjar alguém e ninguém (aparentemente) se interessam por eles. É evidente que existem muitos factores envolvidos, isso nem se questiona. Acontece tanto neste caso como no caso acima citado. Mas, aqui estamos a divagar relativamente à motivação e personalidade, etc. Em relação a isso falámos que o que poderá estar envolvido nisto é o facto de a pessoa estar sozinha pelo simples facto de saber lidar com ela mesma, saber quem é e o espaço que ocupa no mundo e na sociedade. Quando isso acontece, muita gente pensa que a pessoa se torna inatingível. Que, de certa forma, eles nunca terão hipótese. E, mesmo que haja atracção por parte dessa gente em relação à pessoa em si, o simples facto de não dizerem nada (por acharem essa pessoa inatingível) elimina quaisquer hipóteses de se vir a descobrir o contrário, tendo em conta que a pessoa tenha interesse.

Não sei se tem lógica, nem sei se faz sentido. Mas que a conversa foi muito boa e me fez pensar bastante na minha actual situação (havendo, como é óbvio, diferenças), lá isso foi e lá isso fez. E, de uma forma bastante peculiar, fez-me até sentir bem com o facto de estar sozinho e de saber, de uma forma geral, aquilo que me motiva (ou não).
publicado por Arms às 00:23
O que motiva as pessoas? :) Escrevi um livro sobre isso e sobre coisas parecidas. Qualquer dia ofereço-te! :p

Aquele abraço!
Kokas a 14 de Janeiro de 2008 às 11:59
Tem lógica, sim senhor. Não é tão linear assim mas tem lógica.
Penso muitas vezes nestas coisas.
Graduated Fool a 14 de Janeiro de 2008 às 22:26
Concordo com o teu ponto de vista, já te o tinha dito.
Mas quanto ao facto de estares só neste momento, certamente não será um estádio permanente, vais ver.
TheTalesMaker a 15 de Janeiro de 2008 às 20:42
mais sobre mim
Prémios
Image Hosted by ImageShack.us
By Eu... Gay... e o meu Mundo
By Etnias

Image Hosted by ImageShack.us
By Etnias

Image Hosted by ImageShack.us
By Felizes Juntos (2009).
quote: o traço bonito e elegante reflectido no ímpeto neutralizado dos dias
By Felizes Juntos (2008)
quote: bom gosto e traço bonito e elegante.


últ. comentários
Olha eu estou exatamente igual.. Não me conseguiri...
Olá Arms!Há quanto tempo! Não tenho acompanhado es...
aqui ha dias vi te a subir a rua do sol ao rato.j...
Bem fixe isto. Nos extremos há coisas que nem sabe...
se estiver interessado/a num novo template para o ...
Sim, concordo.Mas acima de tudo, mais intervenção ...
Silêncio a mais... nessas viagens todas não há int...
Bom regresso à blogosfera
Concordo com o que dizes, tambem sou solteiro e as...
Parabéns pelo seu blog, muito interessante. Estou ...
blogs SAPO
Janeiro 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
12
13
17
18
20
21
23
25
26
28
pesquisar neste blog