18 de Junho de 2008

Foram descobertas recentemente dez novas espécies no planeta. Ainda dizem que já se viu de tudo! Pois é, o nosso berlinde de planeta ainda tem alguns trunfos na manga. Numa época em que pensamos que já vimos de tudo, eis que surgem dez novíssimas espécies. Quer dizer, novos não. Nós é que não sabíamos que existiam. Todos os anos, o Instituto Internacional pela Pesquisa de Espécies (International Institute for Spieces Exploration, ou IISE), seleccionam as espécies que mais marcaram no último ano (o que significa que existem mais ainda). Mas, vamos à lista:

10) Tecticornia bibenda - Esta nova espécie entrou na lista por ser parecida com o boneco da Michelin. A razão menos importante é o facto de ter sido descoberto em 2007, no oeste da Austrália. Desconhece-se muito sobre esta planta. Existem ainda muitas outras plantas em lista de espera, aguardando um descrição e nome mas a ironia disto tudo é que têm sido descobertas através dos inquéritos dos impactos ambientais que companhias mineiras fazem.

9) Megaceras briansaltini - Este escaravelho-rinoceronte entrou directamente para a lista porque é parecido com o Dim, o escaravelho-rinoceronte azul do filme "A Bug's Life," da Disney/Pixar.Ou seja, o raio do bicho entrou com passe VIP! Acho engraçado que o bicho é feio como tudo e os cientistas chamam-lhe de 'carismático'.

8) Malo kingi - Para já gosto do nome! OK! Este entrou logo na lista a matar. Literalmente falando. Esta alforreca Australiana foi descoberta depois de ter picado um Americano, chamado Robert King e este ter morrido por não existir ainda um antídoto. O nome do senhor foi dado ao bicho como homenagem.

7) Xerocomus silwoodensis - Cogumelos!! Estes entraram na lista por provarem até que ponto desconhecemos o nosso planeta... ou o ponto a que a ignoramos. Imagina que estes cogumelos estavam nos relvados do Colégio Imperial de Londres, um colégio que faz estudos intensivos na descoberta e conhecimento da flora do planeta. Bom, se fosse cá em Portugal já teríamos descoberto há imenso tempo. Nem que fosse pelo facto de irmos para o relvado deitarmos ao sol. LOL!

6) Styloctenium mindorensis - Este deve ter entrado por ser mesmo giro! Olha-me aquelas manchas... Parece uma raposa com asas. OK! Este morcego é o segundo mais conhecido do seu género, o que significa que os outros todos que supostamente devem existir não passam de relatos e/ou avistamentos por filipinos (o país não as bolachas!). Com a desflorestação que as Filipinas anda a sofrer, teme-se que nunca se virá a conhecer o resto da família. Com a descoberta deste morcego, os ambientalistas estão a gerar alguma pressão para evitar a desflorestação. Bom, pelo menos têm um mascote bem jeitoso. Porque, avaliando quase todos os seus primos afastados...

(Amanhã continuo com esta curiosidade porque há coisas que fica bem saber!)
publicado por Arms às 14:26
Curiosidades bem giras! Keep up the good work :D
Vítor da Silva Fernandes a 18 de Junho de 2008 às 19:55
mais sobre mim
Prémios
Image Hosted by ImageShack.us
By Eu... Gay... e o meu Mundo
By Etnias

Image Hosted by ImageShack.us
By Etnias

Image Hosted by ImageShack.us
By Felizes Juntos (2009).
quote: o traço bonito e elegante reflectido no ímpeto neutralizado dos dias
By Felizes Juntos (2008)
quote: bom gosto e traço bonito e elegante.


últ. comentários
Olha eu estou exatamente igual.. Não me conseguiri...
Olá Arms!Há quanto tempo! Não tenho acompanhado es...
aqui ha dias vi te a subir a rua do sol ao rato.j...
Bem fixe isto. Nos extremos há coisas que nem sabe...
se estiver interessado/a num novo template para o ...
Sim, concordo.Mas acima de tudo, mais intervenção ...
Silêncio a mais... nessas viagens todas não há int...
Bom regresso à blogosfera
Concordo com o que dizes, tambem sou solteiro e as...
Parabéns pelo seu blog, muito interessante. Estou ...
blogs SAPO
Junho 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
12
17
21
22
24
26
28
29
30
pesquisar neste blog