31 de Agosto de 2007

Número 5: Um mundo novo.

O planeta extra-solar mais novo descoberto até agora tem menos de um milhão de anos e orbita Coku Tau 4, uma estrela a 420 anos-luz de distância daqui. Os astrónomos descobriram a presença do planeta através de um enorme buraco que descobriram no discos de pó que orbita a estrela. O buraco é dez vezes maior que a órbita da Terra e é causado provavelmente pelo planeta que vai atraindo o pó enquanto orbita a estrela.

Número 4: O velhaco!

O planeta mais velho de que se tem conhecimento é um mundo primaveril (planeta que susteve vida em algum ponto da sua existência. A Terra daqui a 5 biliões de anos.) com 12.7 biliões de anos que se formou há mais de 8 biliões antes da Terra e apenas 2 biliões de anos depois do Big Bang. Esta descoberta sugere que planetas são bastante comuns no universo e aumentou a perspectiva de que a vida pode ter começado muito antes do que os cientistas imaginavam.

Número 3: Um planeta que encolhe.

Um ano em HD209458b dura apenas 3.5 dias terrestres. O planeta orbita tão de perto da sua estrela que a sua atmosfera está a ser varrida pelos ventos solares. Os cientistas estimam que o planeta perde por volta de 10 000 toneladas de material a cada segundo que passa. No fim restará apenas o núcleo do planeta que encolhe.

Número 2: Atmosfera cheirada.

HD 189733b ficou entre os primeiros planetas a ter a sua atmosfera cheirada. Analisando a luz do sistema sol-planeta os cientistas conseguiram determinar que o planeta contém densas nuvens de silicatos similares a grãos de areia. Curiosamente, nenhum vapor de água foi detectado, mas os cientistas crêem que esteja escondido por debaixo das nuvens.

Número 1: o planeta habitável.

Gliese 581 C marcou um ponto de viragem na busca de mundos além sistema solar. É o mais pequeno planeta extra-solar jamais detectado, e o primeiro a estar dentro da zona habitável da sua estrela, aumentando assim a possibilidade de conter água no estado líquido à superfície. É 50 por cento maior e 5 vezes mais massivo que a Terra.
publicado por Arms às 05:27
Olá :)

Lamento, mas o blog foi escolhido para responder a um desafio lançado na Blogoesfera. Vai ao meu blog (http://ruiziadas.blogs.sapo.pt/) e segue as instruções :)

Cumprimentos.
Rui Barbosa a 1 de Setembro de 2007 às 18:28
mais sobre mim
Prémios
Image Hosted by ImageShack.us
By Eu... Gay... e o meu Mundo
By Etnias

Image Hosted by ImageShack.us
By Etnias

Image Hosted by ImageShack.us
By Felizes Juntos (2009).
quote: o traço bonito e elegante reflectido no ímpeto neutralizado dos dias
By Felizes Juntos (2008)
quote: bom gosto e traço bonito e elegante.


últ. comentários
Olha eu estou exatamente igual.. Não me conseguiri...
Olá Arms!Há quanto tempo! Não tenho acompanhado es...
aqui ha dias vi te a subir a rua do sol ao rato.j...
Bem fixe isto. Nos extremos há coisas que nem sabe...
se estiver interessado/a num novo template para o ...
Sim, concordo.Mas acima de tudo, mais intervenção ...
Silêncio a mais... nessas viagens todas não há int...
Bom regresso à blogosfera
Concordo com o que dizes, tambem sou solteiro e as...
Parabéns pelo seu blog, muito interessante. Estou ...
blogs SAPO
Agosto 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
12
14
29
pesquisar neste blog