Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

reflectmyself

reflectmyself

Baralho de cartas moderno.

Arms, 24.08.10

Esta coisa de estar de férias dá nisto. Passei a tarde no Jardim da Estrela a desenhar um baralho de cartas. Já tenho dois feitos por mim com ilustrações e pinturas de artistas e decidi aventurar-me na criação de raiz das minhas cartas pessoais. E, enquanto andava a esboçar a fronha do Rei de Copas pensei: quem poderiam ser as figuras se fossem baseadas em figuras da história recente? (Leia-se "recente" como "no último milénio")

 

Como todos sabemos (ou para quem não sabe) as figuras são baseadas em figuras históricas da seguinte forma:

 

Rei de Ouros - Júlio César, geralmente portando um machado que simboliza as legiões romanas;
Rei de Espadas - o rei isrealita Davi;
Rei de Copas - o rei Carlos Magno;
Rei de Paus - Alexandre, o Grande;
Dama de Ouros - Raquel, esposa de Jacó;
Dama de Espadas - A deusa grega Atena;
Dama de Copas - Judite, personagem bíblica;
Dama de Paus - Elizabeth I, rainha de Inglaterra;
Valete de Ouros - Heitor, Príncipe de Tróia;
Valete de Espadas - Hogier, primo de Carlos Magno;
Valete de Copas - La Hire (Étienne de Vignolles), Comandante francês durante a Guerra dos cem Anos que lutou com Joana D'Arc;
Valete de Paus - Sir Lancelot;


Fica o pensamento. Quem seriam as figuras da Corte das cartas modernas?

E, já agora, já que se tem a mão na massa, quem seriam as figuras da corte no baralho de cartas de Portugal? O rei de Copas, a meu ver, seria o D. Afonso Henriques. A rainha provavelmente seria a rainha D. Leonor. Não sei...

1 comentário

Comentar post